A gestação concebida de forma natural pode ocorrer em um mês ou até dois anos, dependendo das condições de saúde e fertilidade do casal. Isso significa que de 15% a 20% das mulheres conseguem engravidar a cada ciclo menstrual e 80% em um ano. Das 20% pacientes restantes, apenas 5% irão engravidar espontaneamente após dois anos, ao manter relações sexuais sem o uso de contraceptivo. Se após um ano de tentativas, o casal não conseguir ter o filho, os especialistas da Fertivitro indicam buscar por tratamentos de reprodução assistida.
Os fatores que causam a infertilidade podem ser tanto de origem feminina como masculina. Cerca de 30% provêm das mulheres, 30% dos homens e 25% de ambos. Porém, em 15% dos casais as causam são desconhecidas, classificadas como Infertilidade sem Causa Aparente (ISCA).
Os motivos de tentativas frustradas no período de um ano podem estar relacionados a problemas no colo do útero, nos ovários e nas trompas, idade da mulher, e devido a fatores nutricionais, estresse e doenças crônicas do casal. “São inúmeras as causas que levam à infertilidade, é preciso fazer uma análise detalhada com a realização de exames e pela observação no comportamento dos pacientes”, informa Dr. Luiz Eduardo Albuquerque, ginecologista e especialista em Reprodução Assistida, diretor da Fertivitro – Centro de Reprodução Humana.
Tratamentos
Atualmente existem três tipos de procedimentos de reprodução humana: coito programado, cuja relação sexual é programada no período fértil; Inseminação Intrauterina (IIU), que consiste em selecionar os melhores espermatozoides e colocá-los dentro do útero, para facilitar o encontro do óvulo com os espermatozoides; e a fertilização in vitro (FIV), em que a fecundação dos gametas (óvulos e espermatozoides) é feita em laboratório.
Mais informações relacionadas à reprodução assistida estão nos canais da Fertivitro:
Site: www.fertivitro.com.br
Blog: http://fertivitro.wordpress.com
Facebook: www.facebook.com/fertivitro
Twitter: www.twitter.com/fertivitro