Desde a primeira menstruação até a fase adulta, a mulher passa por várias transformações físicas e psicológicas, que podem, por si só, resultarem em ciclos menstruais irregulares.
A adolescência, o uso de anticoncepcionais, dietas restritivas, o excesso ou a falta de exercícios, a obesidade, qualidade do sono, problemas de tireoide, ovários policísticos, menopausa, infecções e outras doenças mais graves, são algumas das inúmeras possibilidades que podem comprometer a pontualidade da menstruação e sinalizar que algo não vai bem no organismo.
Entre os fatores emocionais que podem interferir na irregularidade menstrual, estão o estresse e a ansiedade, fazendo com que a mulher não ovule em determinado ciclo, provocando a ausência de menstruação no mês.
“A hipótese de uma possível gravidez tão esperada, pode gerar muita ansiedade e nervosismo, atrasando ainda mais o ciclo”, ressalta Dr. Luiz Eduardo Albuquerque, diretor clínico da Fertivitro.
Isso ocorre, porque o estresse provoca alteração na região do cérebro responsável pelo controle dos hormônios que regulam os ciclos menstruais. Mas existem outros motivos fisiológicos que devem ser investigados nos casos da amenorreia e é por isso, que é muito importante que todas a mulheres façam exames ginecológicos regulares, para certificar-se de que não há nenhum problema mais grave.