Quando a causa da infertilidade é masculina, o sofrimento parece ser muito mais intenso entre um casal, isso por que os homens associam a infertilidade à falta de masculinidade ou virilidade, o que está totalmente equivocado. O fato de um paciente ser infértil geralmente não tem relação nenhuma com impotência sexual, é um fator clínico que deve ser tratado como um problema de saúde.
Os fatores que causam a infertilidade podem ser tanto de origem feminina como masculina. Atualmente cerca de 30% das causas são femininas, 30% são masculinas e 25% são conjuntas, tanto do homem como da mulher. Em 15% dos casais não se sabe a real causa, mesmo após a análise de resultados de todos os exames solicitados.
O trauma no homem, em algumas situações, é tão crítico que muitos se negam a realizar o espermograma (exame que analisa a qualidade do espermatozoide) em conjunto com a mulher para identificar a causa, e outros até desistem do tratamento.
Sem dúvida, receber a notícia da infertilidade não é tarefa fácil, mas é preciso ter consciência que não existe culpa pela origem do problema e, principalmente, que se deve buscar tratamento, sem nenhum tipo de vergonha ou decepção, caso haja interesse de ter um filho.
Fatores da infertilidade masculina
Os principais motivos que levam um homem a apresentar indícios de infertilidade são: varicocele (presença de varizes escrotais que levam ao aumento da temperatura e comprometimento da formação e amadurecimento dos espermatozoides), infecções prostáticas, alterações genéticas e hormonais, lesões testiculares, cistos de epidídimo, cicatrizes de infecções anteriores, ejaculação retrógrada (sêmen pode refluir para a bexiga urinária, em vez de ser expelido para o exterior, por meio da uretra, criptorquidia (descida incompleta dos testículos), torções testiculares, orquite (inflamação dos testículos), cirurgia (trauma), deficiência vitamínica,3. 3.aumento da temperatura testicular, radiação e toxinas, Malnutrition and nutrient deficiencies – lack of some nutrients (for example Zinc, Selenium, vitamin C, etc.) may also lead to low sperm counttabagismo ou uso de drogas, lesões da medula espinhal, doenças sistêmicas com comprometimento vascular, determinadas medicações, distúrbios psicológicos, tratamento com quimioterapia (QT) e radioterapia, entre outros fatores.
As causas descritas acima podem interferir na fertilidade masculina através de alterações no espermograma, como 5e oligospermia (número de espermatozoides menor do que 15 milhões por mililitros), azoospermia (ausência total de espermatozoides), astenospermia (falta de motilidade, quando menos de 50% dos espermatozoides são móveis) e teratozoospermia, (alteração na forma dos espermatozoides, deixando de serem perfeitos),
Tratamentos de RA
Nesse caso, os tratamentos indicados de reprodução assistida (RA) — de acordo com o tipo de complexidade apresentada pelo paciente — são: coito programado, cuja relação sexual é programada para o período fértil da mulher; Inseminação Intrauterina (IIU), que consiste em selecionar os melhores espermatozoides e colocá-los dentro do útero, para facilitar o encontro do óvulo com os espermatozoides; e a fertilização in vitro, em que a fecundação dos gametas (óvulos e espermatozoides) é feita em laboratório.
Mais informações relacionadas à reprodução assistida estão nos canais da Fertivitro:
Site: www.fertivitro.com.br
Blog: http://fertivitro.wordpress.com
facebook: www.facebook.com/fertivitro
twitter: www.twitter.com/fertivitro