Infecção pélvica pode causar infertilidade

shutterstock_127889213-infeccao-pelvica A doença inflamatória pélvica (DIP) é uma infecção nos órgãos reprodutores femininos (ovários, trompas e útero), causada por bactérias como o gonococo e a clamídia presentes na vagina ou colo do útero. No homem é conhecida como uretrite ou infecção da uretra. É frequente em jovens que mantêm relações sexuais com múltiplos parceiros, sem o uso de preservativo, especialmente mulheres. É considerada uma doença sexualmente transmissível (DST).
Além do ato sexual, a doença pode ser transmitida durante o parto, se a mãe estiver infectada e durante procedimentos ginecológicos. Mais raramente por compartilhar artigos de higiene íntima.
Dores abdominais e corrimento são os principais sintomas da DIP nas mulheres. Além disso, pode ocorrer febre e sangramento irregular. A doença pode causar a infertilidade, devido à infecção no trato genital, quando afeta o útero, as trompas e os ovários. Nos homens, dificilmente, os sintomas são aparentes.
Para o tratamento da doença, a ginecologista Dra. Fernanda Coimbra Miyasato, especialista em Reprodução Assistida da Fertivitro — Centro de Reprodução Humana, recomenda a administração de antibióticos, conforme a indicação do médico do paciente, além do uso de preservativos. “Se a infecção pélvica afetar a fertilidade da mulher, a indicação é o tratamento de reprodução assistida, de acordo com o perfil de cada paciente”, explica.
Tratamentos para infertilidade
Existem três tipos de tratamentos para a infertilidade: coito programado, cuja relação sexual é programada no período fértil; Inseminação Intrauterina (IIU), que consiste em selecionar os melhores espermatozoides e colocá-los dentro do útero, para facilitar o encontro do óvulo com os espermatozoides; e a fertilização in vitro (FIV), em que a fecundação dos gametas (óvulos e espermatozoides) é feita em laboratório.

Mais informações relacionadas à reprodução assistida estão nos canais da Fertivitro:
Site: www.fertivitro.com.br
Blog: http://fertivitro.wordpress.com
Facebook: www.facebook.com/fertivitro
Twitter: www.twitter.com/fertivitro
Posts Relacionados