O envelhecimento dos ovários é quando há uma queda no número de óvulos produzidos. Esse fenômeno é consequência do declínio da idade reprodutiva da mulher, que começa entre 7 e 12 anos antes da menopausa. Se a falha surgir antes dos 40 anos, ocorre a falência ovariana prematura. Com a queda ou até ausência da produção de óvulos, a menstruação se torna irregular até chegar à menopausa (ausência total da menstruação), o que causa a infertilidade.
Os exames mais utilizados para avaliar a reserva ovariana são a dosagem dos hormônios FSH e estradiol no início do ciclo menstrual;
a contagem de folículos pré-antrais no início do ciclo, utilizando ecografia transvaginal e dosagem do hormônio anti-mülleriano (o melhor marcador da reserva ovariana existente).
Em casos em que não ocorre a ovulação e a mulher tem a intenção de engravidar, indica-se o tratamento pela reprodução assistida com a doação de óvulos. O procedimento realizado é a fertilização in vitro (FIV), em que será feita a fecundação dos óvulos doados com os espermatozoides em laboratório.
Mais informações relacionadas à reprodução assistida estão nos canais da Fertivitro:
Site: www.fertivitro.com.br
Blog: http://fertivitro.wordpress.com
Facebook: www.facebook.com/fertivitro
Twitter: www.twitter.com/fertivitro