É possível engravidar com útero bicorno

shutterstock_147789488-utero-bicornoÚtero bicorno é uma malformação uterina, em que uma membrana divide o útero em dois lados. Ocorre no feto, quando a mulher está ainda no útero materno. O grau da divisão pode ser pouco gerando o útero bicorno, em que há uma pequena separação interna; ou uma divisão completa, dividindo a cavidade em duas, chamado útero septado. Além disso, existe também a possibilidade de formação de dois úteros, nomeado de útero didelfo. A malformação é identificada por exame de ultrassonografia, histerossalpingografia ou Ressonância Nuclear Magnética.

Nem sempre causa infertilidade. Em alguns casos, é possível realizar uma cirurgia para a reconstrução do órgão ou adotar o uso de DIU (Dispositivo Intrauterino). Em outros, pode ocorrer parto prematuro e aborto espontâneo ou tardio, pela incapacidade de distensão uterina na evolução gestacional. “É comum haver gestação em pacientes com útero bicorno, porque o feto se desenvolve na cavidade maior do útero, mas é preciso ter cuidado redobrado com o pré-natal e com as taxas de abortos”, explica Dr. Luiz Eduardo Albuquerque, ginecologista e especialista em Reprodução Assistida, diretor da Fertivitro – Centro de Reprodução Humana.

Para pacientes que tiveram a sua fertilidade afetada por esta malformação uterina, recomenda-se o tratamento de reprodução humana.  Existem três tipos de procedimentos: coito programado, cuja relação sexual é programada no período fértil; Inseminação Intrauterina (IIU), que consiste em selecionar os melhores espermatozoides e colocá-los dentro do útero, para facilitar o encontro do óvulo com os espermatozoides; e a fertilização in vitro (FIV), em que a fecundação dos gametas (óvulos e espermatozoides) é feita em laboratório.

Mais informações relacionadas à reprodução assistida estão nos canais da Fertivitro:

Site: www.fertivitro.com.br

Blog: http://fertivitro.wordpress.com

Facebook: www.facebook.com/fertivitro

Twitter: www.twitter.com/fertivitro

Posts Relacionados