É possível engravidar com mioma uterino?

É possível engravidar com mioma uterino?

Você tem dúvidas se é possível engravidar com mioma uterino?
Só para esclarecer, a presença de mioma uterino é algo comum em mulheres com mais de 30 anos. Entretanto, a presença do mioma em si não caracteriza um problema que impeça uma gravidez e, também, não se trata de uma doença maligna (câncer).
Os miomas uterinos são tumores benignos que se desenvolvem na parede do útero, o órgão mais importante na gestação e formado por 3 camadas musculares: serosa, miométrio e endométrio.
Por esse motivo, o ponto a ser analisado aqui é qual o tipo de mioma, seu tamanho e sua localização dentro do útero, e como ele pode impactar na gravidez da mulher.
Existem 3 tipos de miomas, a saber:

  • Subserosos: localizados na parede externa (serosa) do útero, não impactam na fertilidade feminina.
  • Intramurais: se desenvolvem na parede intermediária (miométrio), porém quando crescem muito e em direção ao endométrio podem dificultar a implantação do embrião.
  • Submucosos: se apresentam na parede interna (endométrio) e podem invadir a cavidade uterina, causando distorções que prejudicam a migração dos espermatozoides para o encontro com o óvulo e a implantação do embrião. Geralmente, causam um aumento do fluxo menstrual.

A cirurgia para retirada dos miomas (miomectomia) é indicada quando há o diagnóstico de infertilidade e a presença de miomas submucosos ou intramurais de volume aumentado.
Miomas uterinos representam até 3% das causas de infertilidade, mas podem estar associados a outros fatores que precisam ser investigados.
Assim, se a paciente não conseguir engravidar após um ano de tentativas depois da cirurgia, os tratamentos de reprodução humana assistida são uma opção para obter a gravidez desejada.
Para mais informações, fale com a Fertivitro!
WhatsApp (11) 99546-6272.
Dr. Luiz Eduardo Albuquerque
CRM 61351
Reprodução Humana Assistida
#mioma #miomasuterinos #engravidar #endometrio #miomectomia #infertilidade #tentantes2021 #reproducaoassistida #reproduçãohumana #drluizeduardoalbuqueque #fertivitro

Posts Relacionados