É verdade que dormir pouco prejudica a fertilidade de homens e mulheres?
Vivemos em uma era na qual as pessoas sentem a necessidade de ser cada vez mais produtivas, abrindo mão, muitas vezes, do seu tempo de descanso para dar conta das tarefas diárias. Isso, além de gerar estresse, reduz frequentemente o tempo de sono, que é algo importantíssimo para o corpo humano.
Mas, por que dormir é tão necessário? Simples: é durante este período que o organismo realiza uma série de funções que ajudam a manter em equilíbrio os diversos sistemas, inclusive o reprodutor.
Assim, quando uma pessoa não dorme a quantidade de horas necessárias ou não consegue ter um sono de fato reparador, ela pode ter problemas em diversos aspectos, entre eles na fertilidade. Então, a resposta para a pergunta inicial deste texto é sim, dormir pouco pode tornar homens e mulheres menos férteis.
No caso das mulheres, dormir pouco pode desequilibrar a produção hormonal e afetar, por exemplo, os hormônios LH (hormônio luteinizante) e FSH (hormônio folículo-estimulante), que têm ação direta na receptividade uterina.
Em homens, pode haver uma baixa contagem de espermatozoides porque a falta de um sono de qualidade influencia diretamente a hipófise, uma glândula do cérebro que é responsável por estimular os testículos.
Se você anda sonolenta (o), seja porque dormiu pouco, seja porque não tem tido um sono reparador e de qualidade, é hora de mudar esse quadro. Sua fertilidade agradece!
Para mais informações, fale com a Fertivitro!
WhatsApp (11) 99546-6272.
Dr. Luiz Eduardo Albuquerque
CRM 61351
Reprodução Humana Assistida
#fertilidade #qualidadedosono #sonoreparador #saudereprodutiva #hábitossaudáveis #casaltentante #planejamentofamiliar #tentantessp #tentandoengravidar #reproduçãohumana #drluizeduardoalbuquerque #fertivitro