É fato que passar por um tratamento de reprodução assistida (RA) envolve um grande desgaste emocional, com o estresse gerado em torno das expectativas em relação aos resultados. Daí a importância de o casal ser acompanhado por um psicólogo, preparado para informar e dar apoio durante todo o processo.
Na Fertivitro — Centro de Reprodução Humana, o atendimento psicológico visa a oferecer um suporte nas questões emocionais que, primeiramente, a infertilidade os expõe e, paralelamente, as técnicas da reprodução assistida. “Todo o procedimento tende a mobilizar sentimentos gerados por condições, muitas vezes, desconhecidas, que levam o indivíduo ao sofrimento devido à realidade do tratamento de RA”, explica a Dra. Ana Rosa Detilio Mônaco, psicóloga da clínica.
Cabe também ao profissional de Psicologia explicar os aspectos que não estejam adequadamente esclarecidos para os pacientes, tanto sobre as sensações físicas como os sentimentos, medos e ansiedade. “A ideia é buscar um tratamento de qualidade não somente no procedimento clínico, no que se refere ao corpo, mas ao ser humano como um todo”, afirma Ana Rosa.
Informações relacionadas estão no site da Fertivitro: www.fertivitro.com.br