Alguns remédios afetam a fertilidade do homem


É de conhecimento da população que se a mulher tomar determinados remédios durante a gestação pode sofrer um aborto ou outros danos ao feto. O que não se sabe é que o homem também corre o risco de ser prejudicado por drogas rotineiras, já que algumas medicações chegam a afetar a fertilidade masculina.
Bastante comum entre os esportistas, os anabolizantes são grandes inimigos do homem que deseja ser pai, porque a administração dos esteróides em algumas situações causa diminuição dos hormônios FSH e LH, essenciais para a produção de espermatozóides. Os remédios usados para tratar úlcera parecem inocentes, mas podem reduzir a quantidade de espermatozóides produzidos e causar impotência em algumas situações. Os antidepressivos podem alterar a libido e interferir na ereção e ejaculação, além de diminuir a qualidade dos espermatozóides.
Outro medicamento bastante comum, utilizado para evitar a queda de cabelo, a finasterida, à base de hormônio para inibir os efeitos da testosterona, também pode gerar diminuição da produção de espermatozóide, da libido e do volume do ejaculado. Em situações mais raras, é possível, ainda, haver disfunção erétil.
Os especialistas recomendam evitar esses medicamentos se o casal deseja planejar uma gravidez.
Informações sobre tratamento de reprodução assistida estão no site da Fertivitro: www.fertivitro.com.br

Posts Relacionados